segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Somos 7 bilhões

Caros alunos, 

estamos passando por mais um marco na história da humanidade. Informe-se sobre o assunto.


 Bebês americanos nascidos dia 1º de setembro em Orlando.
 
A população mundial atingiu a marca de 7 bilhões na segunda-feira (31), segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). E o número tende a crescer de forma acelerada: os habitantes do planeta aumentam ao ritmo de cerca de 80 milhões de pessoas por ano. Demógrafos da ONU estimam que haja 9 bilhões de humanos na Terra até 2045.

 Imigrantes indianas em Bacelona num festival sique.
Por um lado, o marco populacional indica melhora na expectativa de vida e significa que as pessoas têm adotado modo de viver mais saudável em relação às gerações anteriores. Ou seja, as pessoas estão vivendo mais e melhor. Mas, por outro lado, o número contrasta com os problemas estruturais que a Terra enfrenta. Com a população mundial a aumentar ao ritmo de cerca de 80 milhões de pessoas por ano, é difícil não ficar alarmado. Em toda a Terra, os lençóis freáticos estão cedendo, os solos ficando cada vez mais erodidos, as geleiras derretendo e os estoques de pescado prestes a ser esgotados. Quase 1 bilhão de pessoas passam fome todo o dia. 

Daqui a algumas décadas, haverá mais 2 bilhões de bocas a ser alimentadas, a maioria em países pobres. E bilhões de outras pessoas lutarão para sair da miséria. Se seguirem pelo caminho percorrido pelas nações desenvolvidas - desmatando florestas, queimando carvão e petróleo, usando fertilizantes e pesticidas com abundância -, vai ser enorme o impacto sobre os recursos naturais do planeta. Como podemos conciliar tudo isso?

Londres tornou-se a maior cidade do planeta durante a revolução industrial impusionada pelo carvão, ponto crucial no qual a população mundial passou a crescer aceleradamente

China e Índia são, atualmente, os países mais populosos do mundo. De acordo com as projeções da Divisão de População do Departamento de Economia e Assuntos Sociais das Nações Unidas, em 2025, a Índia terá superado, com 1,46 bilhão de pessoas, a China, com 1,39 bilhão. A partir deste ano, a nação chinesa teria declínio populacional para 1,3 bilhão em 2050. Já a Índia continuaria a crescer e atingiria, em 2060, 1,7 bilhão antes de começar a declinar.

No Brasil, sem incentivos governamentais, houve uma redução da taxa de natalidade nos últimos 50 anos.

Segundo o Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011, da UNFPA, divulgado nesta quarta (26/10), pessoas com menos de 25 anos constituem 43% da população mundial. O documento aponta que “a solução para os problemas mais urgentes podem ser encontrados na juventude”.

Em 2004, a cada 20 minutos era erguida uma nova casa durante o surto de construção civil que tomou conta de Las Vegas (EUA) e seus subúrbios, como o de Henderson.

Links interessantes:



Fontes: 
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/logo-mais-seremos-7-bilhoes-de-pessoas-no-mundo#3
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/mundo-chega-7-bilhoes-de-pessoas-confira-curiosidades-e-numeros.html

Professoras Cristina e Cynthia